Entre fotografias, poemas, crônicas e entrevistas, você poderá conferir o que tem povoado a mente dos verticinianos do 9º Ano. Fique à vontade para compartilhar ideias, deixar comentários e curtir registros autênticos de pessoas que decidiram tomar o conhecimento da escola como uma plataforma para o dia a dia. Esta página pode ser lida por crianças, adultos e até pelo seu nono!
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Nono!
Aqui está o Nono!
Criado pelo Pedro Henrique Marinho, o logo foi escolhido em votação. Gostei muito!
Foi muito bom trabalhar com vocês, até 2012. Pra aqueles que não estarão conosco, uma visita pessoal ou virtual será sempre bem vinda.
Boas Férias!
Cibelle
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Ocupando Mentes
Por Beatriz S. Bechelli
Uma das coisas mais interessantes em uma viagem é poder ver e, eventualmente, participar de movimentos daquela sociedade. No período que estive em Londres (2011), pude presenciar manifestações dos mais variados temas. Desde protestos de mães afegãs pela segurança de seus filhos durante a guerra, até o Occupy London, retratado nas fotos.
Inspirado no Occupy Wall Street (movimento original que acabou servindo como incentivo para milhares de pessoas ao redor do mundo), o Occupy London luta por reformas no capitalismo moderno que, segundo eles, privilegia apenas os ricos em detrimento dos outros "99% da população".
Mesmo que não obtenham um resultado prático imediato, mobilizações como essa levam pessoas à reflexão sobre o debate em questão. Foi uma experiência bem interessante.
Fotografia: Beatriz Bechelli
domingo, 6 de novembro de 2011
Tu És
Tu és
Mas podes ser doce como mel.
Tu és a boca, tu és a carne.
Tu és a luz, o fogo,
Porém, não és pensamento,
És apenas a razão.
A razão de meu viver.
Cecília Cabrini
Um pouco de amor pra apaziguar as guerras!
Como sugestão de Cecília, segue abaixo a música da banda alemã Wir sind Helden e sua tradução.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Arte e Guerra
Dentro do tema "Arte e Guerra no século XX", que temos estudado há alguns meses, trago a referência da ucraniana Kseniya Simonova que venceu o programa Ukraine's Got Talent em 2009. Achei a animação em areia belíssima. Ao final, a artista faz menção à Segunda Guerra Mundial. Fica aqui o link para verem e reverem quantas vezes quiserem.
Obs.: Já tentei lançar as palavras que ela escreve em tradutores onlines, mas não consigo achar o que significam as duas primeiras, não entendo a letra. Alguém se habilita? Se você tiver um vizinho ucraniano, ajuda muito! hehe
Bom final de semana, pessoas queridas!
Cibelle Rosa
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Arte Oriental
Ilustração de Suzanne Woolcott
Por Paula Suruagy Botto
Fonte de pesquisa: http://blog.brasilgraf.com.br
A cultura japonesa, grande e diversa, é muito conhecida pela culinária, games, mangás, por seu sistema gráfico (símbolos que traduzem ideias), entre vários outros itens. Suas manifestações artísticas são muito diferenciadas dos outros países, procuram sempre manter a imagem de serenidade e harmonia nas produções. Essas manifestações não estão presentes só em obras de arte, também é possível percebê-las no design de alguns produtos e roupas.
Gostaria de chamar a atenção para as ilustrações japonesas. Nelas frequentemente é representado o corpo humano feminino, algumas vezes também o cotidiano ou orientações para a população (como no caso de reduzir o consumo de energia). Alguns de seus princípios estéticos são miyabi (elegância refinada), mono no aware (pathos da natureza), wabi (prazer da tranqüilidade) e sabi (simplicidade elegante). Exemplos de ilustradores japoneses: Suzanne Woolcott, Fabiana Shizu, Hakuchi, Yoshitaka Amano, Mizna Wada, Yamamoto Akifumi, Uchirube, Kitaro, Kinunet e Hideki Kessoku.
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Fotografar é apenas Arte?
Fotografia: Letícia Scattone de Luiz
Muito além da Arte, foto é uma lembrança, um registro de um momento único que você viveu. É a arte de registrar determinado período de tempo. Por mais que muitos pensem diferente, uma imagem, uma foto pode valer mais do que mil palavras.
Fotografar pode ser um hobby, uma profissão, mas independentemente de sua função, fotografar é uma paixão. É admirar a vida, ter sua própria visão de mundo, sem sofrer a influência da perspectiva de outras pessoas. Fotografar é criar!
Letícia Scattone de Luiz
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Encontro com Luiz Maximiano
Amsterdam/Holanda por Luiz Maximiano
No dia 12 deste mês, tivemos o prazer de receber o fotógrafo Luiz Maximiano para um bate papo com um grupo de alunos do 9º Ano. Entre ótimas histórias contadas através de imagens fotográficas, pudemos ouvir um pouco sobre o dia a dia de quem escolhe a fotografia como profissão.
Ganhador do prêmio de Fotojornalismo da Canon em 2007 (Holanda), Luiz já registrou dezenas de países e trabalhou para importantes revistas no Brasil e na Europa. Olhar apurado, competência, determinação e bom humor... Só podia dar certo! Para mais informações sobre seu trabalho:
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)