Ilustração de Suzanne Woolcott
Por Paula Suruagy Botto
Fonte de pesquisa: http://blog.brasilgraf.com.br
A cultura japonesa, grande e diversa, é muito conhecida pela culinária, games, mangás, por seu sistema gráfico (símbolos que traduzem ideias), entre vários outros itens. Suas manifestações artísticas são muito diferenciadas dos outros países, procuram sempre manter a imagem de serenidade e harmonia nas produções. Essas manifestações não estão presentes só em obras de arte, também é possível percebê-las no design de alguns produtos e roupas.
Gostaria de chamar a atenção para as ilustrações japonesas. Nelas frequentemente é representado o corpo humano feminino, algumas vezes também o cotidiano ou orientações para a população (como no caso de reduzir o consumo de energia). Alguns de seus princípios estéticos são miyabi (elegância refinada), mono no aware (pathos da natureza), wabi (prazer da tranqüilidade) e sabi (simplicidade elegante). Exemplos de ilustradores japoneses: Suzanne Woolcott, Fabiana Shizu, Hakuchi, Yoshitaka Amano, Mizna Wada, Yamamoto Akifumi, Uchirube, Kitaro, Kinunet e Hideki Kessoku.
aaaaaah tudo japonês é legal sério! gostei gostei!
ResponderExcluirgostei! adoro a cultura japonesa e a aprecio muito! o post fez uma boa resumida desse estilo que, na minha opinião, é incrível.
ResponderExcluirOs orientais irao dominar o mundo isso sim.
ResponderExcluir